Uma visita a um museu pode ser muito estimulante tanto para seu filho, como para vocês, pais. Se pretendem lhes dar uma boa cultura e introduzi-los no mundo da arte e das histórias, o melhor lugar para começar é um museu.
Às vezes, os pais pensam que levar um filho pequeno a um museu é uma loucura, mas poderão se surpreender com seus filhos. O importante é não exigir das crianças comportamentos como se fossem adultos.
As crianças têm muita curiosidade e cabe aos pais oferecerem meios para que esta curiosidade se transforme em motivação.
A reação e o comportamento das crianças num museu podem ser muito positivos, principalmente quando eles escolhem um museu com temática mais adequada à idade e aos interesses deles.
Iniciem a sua visita em casa. Antes de sair, expliquem a seus filhos aonde irão e o que verão lá. É importante orientarem sobre algumas normas de comportamento que deverão seguir no recinto.
Explique que em nenhuma hipótese poderão tocar as obras que serão visitadas. Explique que não podem correr nem incomodar os outros visitantes. Mas certifique-se que seu filho entendeu que ele não precisa ficar imóvel e sem falar, pois, dessa forma, dificilmente seria um lugar atrativo.
Diga a ele que é um lugar repleto de coisas interessantes para ver e comentar, já que a sua opinião será muito importante.
No dia da visita, vocês podem começar percorrendo o itinerário que oferece o museu. Se, pelo caminho, seu filho se sentir atraído por algum quadro ou outra obra de arte, deixemos que ele o explore e que comente o que quiser.
Uma primeira visita ao museu deverá durar de 45 minutos a uma hora que é o máximo recomendado, mas podemos aproveitar um pouco mais a visita caso o filho solicite.
Ao chegar em casa, podemos propor ao filho uma atividade relacionada com o que viu.
Gostou da dica?
Um abraço,
Doutor Tomaso